Os níveis de poderes em Dragon Ball - atualizado




Com o fim do uso das medidas de Ki no anime, ficou um pouco confuso como classificar os níveis de poderes dos diversos personagens que aparecem, sobretudo com os poderes de níveis de deuses e cósmicos que surgem nas temporadas de Dragon Ball Super.
Esse artigo vista organizar, de forma aproximada, os níveis de poderes de todos os personagens mais marcantes da trama. Como parâmetro, pegamos por referência as transformações e aumento de força do protagonista, o sayajin Son Goku.

Nível 1 (Sob o Domínio de Freeza): Personagens de antes e durante a saga Freeza, quando o universo mal conhecia poderes pra além da forma base do próprio imperador do Universo: Freeza. O soberano só precisou se transformar pela primeira vez na hora de enfrentar os guerreiros Z, já mais fortalecidos.
Todos esses personagens possuem poderes bem inferiores à primeira transformação de Goku em super sayajin, superados por Goku em sua forma base ou com uso do Kaioken. Junto a eles dois personagens da saga Boo, que tem esse nível de poder. Goku precisou do super-sayajin pra vencer Yacon, porém a necessidade veio apenas de lutarem num mundo escuro e o monstro se alimentar do Ki da transformação.


Goku - Sayajin Raditz - Sayajin Capitão Ginyu Rei Could - Arcosiano Pui Pui Yacon


Nível 2 (O Super Sayajin): O super sayajin é um marco no Universo porque é a primeira forma de superar o mais poderoso mortal até então, o imperador Freeza, derrotado mesmo usando 100% de seu poder. Sem mais rivais no Universo, o Super Sayajin só viria a ser necessário contra novos seres, "fabricados", e justamente na Terra na saga Cell surgem os Androides, especialmente 16, 17, 18 e 21(Cell), que derrotam o poder do super sayajin. Pra enfrenta-los, Picollo funde-se a Kami-Sama e também supera o poder do super sayajin, deixando essa forma pra trás.
Por fim novas formas de super sayajins são evoluídas pra enfrentar esses novos rivais, o que nos leva ao próximo nível de minha escala.


Goku - Ssj 1 Freeza - Arcosiano Androide 18 - Humana Frost - Arcosiano do Universo 6 Piccolo - Super Namekuseijin Taggoma - treinamento com Freeza


Nível 3 (Nova Superação): O poder monstruoso de Cell foi superado apenas por uma nova transformação em super sayajin, chamada de nível 2. Gohan foi o primeiro à chegar a esta forma, com ajuda de treino e seu famoso poder oculto. Um Ssj 2 tem o dobro do poder dum Ssj normal; não parece muito, no entanto por ele vir com muito treino, a forma base do guerreiro também já se tornou muito mais poderosa, e assim acentua essa diferença em relação ao super sayajin da saga Freeza. 
Na saga Boo, esse nível de poder é referenciado ao rei do mundo das trevas, Daburá, que enfrenta Gohan numa luta equilibrada - embora este esteja fora de forma. Em DragonBall Super, no contato com outros universos, mostram-se guerreiros com condições de enfrentar esse nível, e sayajins do universo 6 (que é gêmeo do universo 7 e tem as mesmas raças) chegam a este nível bem mais rapidamente que o esperado. Por fim nesta mesma temporada vemos a evolução do Androide 17, agora um aliado dos guerreiros Z, que chegou no mínimo a esse nível, ou o superou.


Goku - Ssj 2
Cell - BioAndroide Bergamo - esp. Unv. 9 Daburá - Demônio Caulifla - Ssj 2 Androide 17 - Humano


Nível 4 (Alcançando os Deuses): Os Kaioshins são os deuses que administram o Universo, por assim dizer. Porém, a milhares de anos, um mago desperta um demônio (majin) poderoso o bastante pra dar problemas pra eles. É revelado em dragon ball super que esse ser era de conhecimento do próprio pai de Freeza, rei Could, que sabendo de seu poder o alertou para nunca enfrentar-lo.
Majin Boo é despertado na Terra, e seu poder imenso só é confrontado por um poder obtido por Goku treinando no além - o super sayajin 3, quatro vezes mais poderoso que o super sayajin inicial, e parâmetro do nível 4 dessa escala. Com Goku ainda morto, coube a Gohan despertar um poder que supera com vantagem esse demônio, e o próprio Ssj 3.
Personagens não canônicos ainda da saga Z parecem ter chegado também a esse nível, sendo o mais conhecido Brolly, um super sayajin lendário, porém meio perturbado das ideias. Ele seria novamente lembrado na origem dum personagem da saga Super, Kalle, sayajin prodígio do Universo 6.



Goku - Ssj 3 Majin Boo Gohan Místico Brolly - Ssj Berserker Hatchiyack Kalle - Ssj Berserker

Nível 5 (Enfrentando Bills, o deus da destruição): O nível do super sayajin 3 fica para trás definitivamente em DB Super, sendo humilhado numa luta rápida contra o deus da destruição, que queria enfrentar um suposto Super Sayajin Deus. Por um ritual Goku chega a essa forma, cujo Ki sequer pode ser sentido. É estimado um poder no mínimo 1.000 vezes maior que a forma básica, 20 vezes maior que o super sayajin comum ou 2,5 vezes superior ao super sayajin 3, e que conseguiu ao menos enfrentar Bills (usando este apenas 60% de seu poder real).
Coloco neste nível dois guerreiros da saga Z: Majin Boo em sua forma mais poderosa, após absorver Gohan Místico, chegando a pelo menos o dobro do poder do super sayajin 3, e Vegetto, a fusão de Goku e Vegeta, que tem tanto poder que ainda em sua forma básica tinha condição de enfrentar esse poder do Boo.
Já em DB Super Dyspo, guerreiro de super velocidade do universo 11, consegue dar problemas para Hitto do universo 6, que tem o nível do super sayajin Azul com golpes em alta velocidade; porém é facilmente derrotado por Hitto quando ele encontra como escapar de sua velocidade. Numa estimativa, acho que este nível 5 está adequado pra ele.
Por fim, a fusão das sayajins do universo 6, Kefura, venceu facilmente Goku na forma God, estando no entanto este aquém da sua capacidade. Dificilmente Kefura em sua forma base seria tão poderosa quanto Vegetto em sua forma base, mas pode estar próxima disso.

Goku - Ssj God Majin BooHan Vegetto - fusão Dyspo Kefura - fusão Vegeta - Ssj God (mangá)

Nível 6 (Evoluindo ao nível dos deuses da destruição): Goku e Vegeta, com o treinamento de Whis, evoluem o super sayajin deus para a forma "super sayajin" do "super sayajin deus", chamada super sayajin azul (Ssj Blue).
Surpreendentemente após tanta evolução de Goku, Freeza é ressuscitado e em pouco tempo chega a um poder grande o suficiente pra enfrentar o Ssj Azul - com uma transformação chamada "Freeza Dourado", que mostra que um ki mortal pode enfrentar um ki divino como a transformação azul de Goku. No combate, valeu a estabilidade do Ssj Azul contra o descontrole da nova transformação de Freeza. No torneio dos universos 6 e 7, um guerreiro milenar com o poder de saltar no tempo também se mostrou eficiente contra o Ssj Azul - Hitto, outro membro desse nível.
Na saga seguinte, Goku Black revela o Ssj Rose, que é do nível do Azul. Essa transformação faz sentido, já que a essência de Goku Black é um deus (Zamasu) no corpo de um sayajin (Goku). Durante o combate contra Black e Zamasu, Miray Trunks alcança esse nível (em parte fruto do treinamento com Vegeta, noutra sua fúria e seu histórico de batalhas), numa nova transformação chamada Ssj Rage, que parece ter, ao menos em parte, um ki divino. Na saga seguinte, um candidato a deus da destruição do universo 11, Toppo, consegue lutar com igualdade contra o Ssj de Goku, que já é mais poderoso desde o confronto contra Freeza, Black e Zamasu.

Goku - Ssj Blue Gold Freeza Goku Black - Ssj Rose Trunks - Ssj Rage Hitto - Uni.6 Toppo - Uni.11


Nível 7 - (Superando os Deuses e as Fusões): Aqui o poder do Ssj Blue já é superado, quando Goku combina com o Kaioken e pode elevar o poder de 1 a 20 vezes, mesmo que por pouco tempo. Nesse nível, ele pode sim superar o poder de um deus da destruição.
Nesse nível, colocaria o Zamasu Gatay, já que Goku causou problemas pra ele ao usar o Ssj Blue Kaioken, e também Kefura Ssj Berserker - devido a ter superado bastante ao Ssj Azul de Goku. Não podemos esquecer que o poder base de Goku e Vegeta é superior ao das sayajins do universo 6, logo não poderia faltar Vegetto nesse nível, quando transformado em Ssj 2.








Goku - Ssj Blue - Kaioken Bills - Deus da Destruição Zamasu Gatay - fusão Kefura Ssj Berserker - fusão Vegetto Ssj - fusão

Nível 8 - Instintos Superiores: O Instinto Superior é de um nível supremo ao qual apenas os Anjos dominam, e estão muito acima dos deuses da destruição. Reconhecido por ser mais poderoso que deuses da destruição, Jiren inaugura esse nível de poder; no entanto, ainda conhecemos pouco sobre ele.
O poder formidável da versão super sayajin azul de Vegetto só pode estar também nesse nível, embora não tenha o instinto superior como Goku e, possivelmente, Jiren.

Vejetto - Ssj Blue

Goku - Instinto Superior Defensivo Ativo
Jiren - Instinto Superior Dominado(??)



9 - Níveis Superiores: Até mesmo em relação à Jiren, os Anjos permanecem tranquilos, o que dá a entender que estão em níveis ainda maiores, especialmente Dayshincan.
Tudo indica que conheceremos poderes ainda maiores nas próximas sagas, vamos aguardar.



Um bom 2018 a todos. Elevem seu poder ao máximo!

Comentários

Postar um comentário